terça-feira, 26 de março de 2013

Secma empossa Conselho Estadual de Cultura


Governo  do Estado, por meio da Secretaria de Estado Cultura, empossou nesta segunda-feira (25) os membros do Conselho Estadual de Cultura composto por representantes do poder público e sociedade civil. A posse aconteceu durante o Fórum Estadual sobre o Sistema Nacional de Cultura, aberto pelo governador em exercício Washington Luiz Oliveira e pela secretária de Cultura, Olga Simão, no Palácio Henrique de La Rocque. O evento reuniu prefeitos, secretários, deputados e dirigentes culturais dos 217 municípios maranhenses. 

"Para o Governo do Estado este é um momento de grande importância e significado para que nós possamos debater as políticas culturais do Maranhão. É importante que tenhamos o Conselho Estadual de Cultura e os conselhos municipais, que devemos estender por todos os municípios para que possamos discutir efetivamente políticas culturais que possam representar o pensamento e o sentimento do povo do nosso Estado", declarou Washington Oliveira. 

O conselho tem a finalidade de contribuir para a formulação da política estadual de cultura. A secretária Olga Simão destacou que o fórum se apresenta como uma importante oportunidade de administradoresdas prefeituras conhecerem o Sistema Nacional de Cultura. "Trataremos aqui de importantes temas colocando todas as ações da secretaria. A participação dos gestores municipais e conselheiros estaduais nesse processo de construção coletiva da política cultural é imprescindível para o fortalecimento da nossa cultura", destacou a secretária. 

  A apresentação e os debates sobre o Sistema Nacional de Cultura foram conduzidos pelo chefe da representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura, Gilson Matias. O Sistema Nacional de Cultura (SNC) é um modelo de gestão criado pelo Ministério da Cultura (MinC) para estimular e integrar as políticas públicas culturais implantadas por governo, estados e municípios. O objetivo do sistema é descentralizar e organizar o desenvolvimento cultural do país, para que todos os projetos tenham continuidade, mesmo com a alternância de governos. 

http://www.oimparcial.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário