quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Prefeito Zé Martins dialoga com trabalhadoras rurais sobre políticas para as mulheres

mesaProdutoras rurais de Bequimão e o prefeito Zé Martins discutiram a elaboração de políticas voltadas às mulheres do município, nesta quinta-feira (19), na sede do Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais (STTR). Elas pediram a implantação de uma secretaria ou delegacia da mulher; a realização de mutirão da saúde feminina e de documentação; e ajuda para que elas possam acessar crédito pelo Pronaf Mulher.
Segundo a coordenadora de Mulher do STTR, Maria da Paz Alves Reis, são muitos os casos de violência contra as mulheres no município, principalmente entre aquelas que vivem no campo. Por isso, as providências na área de segurança pública foram as mais enfatizadas pelas trabalhadoras. O presidente do sindicato, Aguinaldo Macedo, reforçou a importância da parceria entre a sociedade civil e o poder público na busca por soluções.
A secretária de Cultura e Igualdade Racial, Dinha Pinheiro, destacou algumas ações que têm sido feitas em relação às mulheres. Ela disse que esteve na Secretaria Estadual da Mulher e ficou prometida uma visita ao município, para melhor definição de parcerias com a Prefeitura de Bequimão. “Estamos correndo atrás de benefícios para as nossas comunidades, e, agora, vamos melhorar o apoio às mulheres agricultoras”, frisou a secretária.
Sobre as reivindicações, o prefeito Zé Martins explicou que a criação de uma secretaria passa por trâmites no Legislativo e requer orçamento próprio, infraestrutura, entre outros requisitos. O prefeito comprometeu-se, então, a estudar a criação de uma coordenação específica para tratar das questões da mulher, como solução mais imediata.
O prefeito afirmou que, nesse momento, está trabalhando para a construção de uma nova delegacia geral no município, que abrigará Polícia Civil e Polícia Militar. Está certo que a Prefeitura vai ceder o terreno ao Governo do Maranhão, já que a antiga delegacia está sendo investigada pela Corregedoria, pela forma irregular como foi iniciada a reforma na gestão passada.
Zé Martins garantiu a realização de um mutirão da saúde da mulher, semelhante ao que aconteceu no mês de agosto pela saúde do homem. “Passamos um período complicado na gestão da saúde nos seis primeiros meses, porque não houve uma transição democrática, mas agora estamos com melhores condições. Temos médicos todos os dias, remédio na Unidade Mista e o governo Roseana Sarney já recomeçou a construção do Hospital de Bequimão, atendendo a um pedido nosso”, elencou o prefeito.
Produção rural
O prefeito Zé Martins colocou a Secretaria Municipal de Agricultura à disposição das trabalhadoras e trabalhadores rurais, para orientação quanto à documentação necessária na contratação de crédito e também na assistência, com os três técnicos em Agropecuária da secretaria. Ele assegurou, ainda, a compra da produção local pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “30% é o mínimo que devemos comprar, mas se houver oferta aqui em Bequimão, eu não compro um quilo de arroz de fora. Agricultura familiar, para mim, é trabalho e renda”, afirmou o prefeito.
As mulheres que se reuniram com o prefeito ficaram satisfeitas. “Gostei muito, porque tivemos a presença do prefeito e ele se dispôs a fazer essa parceria com as mulheres do sindicato”, avaliou Maria da Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário