sábado, 12 de julho de 2014

Gestores de Bequimão participam de Encontro para capacitação sobre o CadÚnico para populações tradicionais do MA



Foto: Dinha Pinheiro, Neide Rodrigues e Edmilson Pinheiro



Educação, oportunidades de crédito para microempreendedores e programas sociais foram alguns dos temas tratados na última quinta-feira (3), durante o I Encontro Estadual Intersetorial do Programa Bolsa Família e CadÚnico sobre Populações Tradicionais, realizado na Fundação da Memória Republicana Brasileira (Convento das Mercês). A atividade reuniu cerca de 110 participantes, entre eles gestores municipais da Política de Igualdade Racial (PIR) de 53 municípios maranhenses, secretários municipais e profissionais que atuam nos Centro de Referência de Assistência Social (CRASS) do estado.
O encontro foi resultado da parceria entre a Secretaria da Igualdade Racial (SEIR) e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (SEDES). O principal objetivo foi capacitar gestores municipais da PIR com vistas à efetivação da busca ativa das populações tradicionais, que inclui famílias quilombolas, indígenas e comunidades tradicionais de matriz africana, para garantia da identificação e qualificação cadastral no Cadastro Único (CadÚnico).

O cadastramento das famílias no CadÚnico permite identificar seu grau de vulnerabilidade e a inclusão em programas sociais das diferentes esferas de governo. São consideradas questões como renda, condição de moradia, de acesso ao trabalho, à saúde e à educação.


No período da manhã foi realizado o diálogo "Grupos Tradicionais X CadÚnico", coordenado pela Superintendente e Coordenadora Estadual do Programa Bolsa Família no Maranhão, Ana Gabriela Borges. No período da tarde foram realizados diálogos sobre a educação com técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com foco na frequência escolar que é um dos fatores condicionais para o recebimento do benefício do Bolsa Família.


Foto: Ana Gabriela Borges

Os participantes tiveram também a oportunidade de conhecer mais sobre os programas Crescer (que visa oferecer créditos a juros mais baixos a empreendedores individuais e microempresas, por meio de uma parceria entre a prefeitura e o Governo Federal) e o Pronatec (que tem o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica), com a participação de técnicos da Sedes.




Participaram pelo município de Bequimão, a Secretária de Municipal de Cultura e Promoção da Igualdade Racial(SEMCPIR), Dinha Pinheiro;a Secretária Municipal de Assistência Social, Maria Neide dos Santos Rodrigues e do Assessor,  Edmilson Pinheiro.





Por: SEMATUR/Bequimão, com informações das ASCOM

http://sematurbeq.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário