sábado, 20 de julho de 2013

A SEMANA DOS POVOS INDIGENAS FOI REALIZADO NO MARANHÃO, E TEVE APRESENÇA DA SECRETARIA DE CULTURA DE E PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL DE BEQUIMÃO.

SÃO LUÍS - O Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão (CPHNAMA), órgão da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), promove de quarta (17) a sexta-feira (19), das 9h às 17h, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, em São Luís, a Semana dos Povos Indígenas no Maranhão/2013. Este ano a homenageada será a liderança indígena Sônia Guajajara.
Para a secretária de Estado da Cultura, Olga Simão, o evento promove as características multiculturais do Maranhão e tem como finalidade apresentar uma rica diversidade étnico-cultural.Confirmada pela presença de povos indígenas como: Guajajara-Tenetehara; Urubu - Ka'apor; Awá - Guajá; Krikati; Gavião; Canela; Timbira e Kreniê, além de outras populações tradicionais.
"A Semana dos Povos Indígenas no Maranhão é uma oportunidade para a população conhecer os costumes e as características de cada povo na forma de demonstrar sua arte", ressaltou a secretária Olga Simão.
Durante três dias, acontecerá uma série de atividades de divulgação da riqueza e diversidade cultural dos povos indígenas em mesas redondas, minicursos, oficinas temáticas, exposições e mostras, tais como: mostra de vídeos etnográficos; exposições de fotografias; oficinas temáticas de pintura corporal; cantos; mitos e língua; feira de artesanato e exposição de acervo arqueológico; material etnográfico e material didático indígena.
Segundo a coordenação da Semana, a realização do evento criou, nos últimos anos, uma expectativa bastante positiva tanto na sociedade quanto para os diversos povos indígenas no Maranhão e contribui para proporcionar uma visão positiva da sociedade maranhense em relação a estes povos.
"A Semana propõe ser um evento cultural, no qual os indígenas serão os principais protagonistas. Estes irão expor sobre suas práticas socioculturais ao demonstrar sua cosmovisão; mitologias; rituais; cerimônias e suas formas de conviver com o mundo natural e espiritual", afirma coordenador do setor de etnologia do Centro de Pesquisa, João Damasceno.
'Adiversidade cultural e uma marca do nosso pais. esta caracteristica se dà principalmente , do casamento entre os três povos matrizes que engendraram o brasileiro, o branco, o negro e o indio 'Falou DINHA PINHEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário