terça-feira, 23 de julho de 2013

Bequimão marca presença no Ciclo de Palestras “Cultura Afro-brasileira: Nosso Patrimônio” realizada pela Fundação Palmares


Abertura dos Trabalhos no Auditório da Arquitetura (UEMA)



Hoje, 23 de julho, São Luís foi a primeira capital brasileira a receber o evento que está inserido nas comemorações de 25 anos da Fundação Cultural Palmares. Com a palestra“Conferência Culturas Negras, afrodescendentes e afro-brasileiras – Perspectivas para políticas públicas”,  que foi dividida em dois momentos: uma conferência geral e um relato de experiências das manifestações culturais do Maranhão.

Na oportunidade foram discutidas as práticas, costumes, conhecimentos, tradições da arte e da cultura negra, a partir do Ciclo de Palestras, sendo um encontro sobre a riqueza e diversidade da cultura afro-brasileira para estudantes, pesquisadores, gestores públicos e agentes culturais. O evento recebe apoio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro da Universidade Federal do Maranhão e da Universidade Estadual do Maranhão.

A abertura da atividade foi feita pelas representantes da Fundação Palmares no Maranhão (Ana Mafra) e pela coordenadora do CENIC (Rosane Borges). A conferência foi ministrada pelo professor Inocêncio da Universidade de Brasília (UNB), pelo professor Carlos Benedito do NEAB/UFMA e da Mestra Marluze Pastor (Coospat/Fórum Carajás) que falaram das experiências das manifestações na ilha de São Luís e na Baixada Ocidental Maranhense.

Representantes da Fundação Palmares e Lideranças  do Movimento Negro


Rosane Borges (CENIC), afirmou, “que o ciclo de palestras pretende, a partir de um viés cultural, reposicionar todas as discussões que envolvem a produção, a gestão e as manifestações culturais negras e também trazer as expressões culturais de cada cidade e o debate da Política Nacional de Cultura sob a ótica das culturas negras”.

Participaram ainda representantes do movimento negro, da academia, de organizações não governamentais, representantes do governo municipal de São Luís, do governo do estado do Maranhão. Bequimão esteve representado por Edmilson Pinheiro, a pedido da Secretária Municipal de Cultura e Igualdade Racial, Dinha Pinheiro que paralelamente estava participando da Conferência Regional de Igualdade Racial em Pinheiro.


Por: SEMATUR/Bequimão
Fotos: SEMATUR

Nenhum comentário:

Postar um comentário